quarta-feira, 11 de setembro de 2013

10 Filmes Sobre: Suicídio

A lista da semana vem inspirada pela data especial de ontem: Dia Mundial de Combate ao Suicídio.

Escolhemos dez filmes bem especiais que abordam o tema, explorando as motivações, os aspectos religiosos e a dor de quem fica. Uns trazem olhares mais sensíveis, outros são mais polêmicos, mas todos são excelentes!

Mar Adentro 
(2004, ESP) 

 Mar Adentro, dirigido por Alejandro Amenábar, é um filme lindo, um encanto até mesmo nos momentos mais desesperadores. Baseado na história real de Ramón Sampedro, que passou anos lutando pelo direito de acabar com a própria vida, após sofrer um acidente (?) e ficar paralítico do pescoço para baixo.

O filme centraliza a atenção na relação de Ramón com duas mulheres: uma advogada, Julia, que apóia sua causa e tenta aprofundar seu conhecimento sobre ele, e a ajudante Rosa, uma mulher simples, que tenta convencê-lo do valor da vida.

“Mar adentro, mar adentro,
y en la ingravidez del fondo
donde se cumplen los sueños,
se juntan dos voluntades
para cumplir un deseo.
Un beso enciende la vida
con un relámpago y un trueno,
y en una metamorfosis
mi cuerpo no es ya mi cuerpo;
es como penetrar al centro del universo:
El abrazo más pueril,
y el más puro de los besos,
hasta vernos reducidos
en un único deseo:
Tu mirada y mi mirada
como un eco repitiendo, sin palabras:
más adentro, más adentro,
hasta el más allá del todo
por la sangre y por los huesos.
Pero me despierto siempre
y siempre quiero estar muerto
para seguir con mi boca
enredada en tus cabellos.”




Paradise Now
 (2005, PAL/ISR)
“Se não podemos viver como iguais, ao menos morreremos como iguais.”

Com um plano de fundo conturbado e polêmico em sua própria natureza – o embate sem fim entre israelenses e palestinos – o diretor e roteirista Hany Abu-Assad nos traz a história de Said e Khaled, amigos de juventude aparentemente unidos num destino trágico. Os dois foram convocados a cumprirem a missão de explodirem Tel-Aviv como homens-bomba. Said e Khaled aceitam a ordem, cada um com sua motivação particular, numa aparente disposição para abdicar da própria vida, o que nos indica que o antigo conflito é bem mais complexo do que costumamos lembrar.

Muito interessante a proposta do filme de manter uma imparcialidade sadia, como quem apresenta fatos e se isenta de qualquer julgamento.  Um novo clássico, com certeza.




As Virgens Suicidas 
(1999, EUA)
"Quando pulou, ela provavelmente pensou que podia voar."

Na década de 70, cinco irmãs adolescentes vivem um cotidiano limitado, oprimidas pelos pais conservadores. As meninas buscam várias formas de fuga dessa realidade, se perdem em sonhos e exageros, mas nada parece dar conta. O final nos chega como algo inevitável e doloroso. 




A Felicidade Não Se Compra 
(1946, EUA)
“Estranho, não? A vida de cada homem toca a vida de tantos outros. Quando ele não está ali, deixa um buraco horrível, não é?”

George Bailey é um homem de bom coração, casado, com uma bela família. Acontece que as coisas parecem não andar muito como ele acha que deveriam, a pressão se torna insuportável e ele tenta suicídio pulando de uma ponte, desejando acabar com tudo. Acontece que o Céu tem outros planos para George e, então, o anjo Clarence é enviado para ajudá-lo a perceber seu próprio valor e tentar desfazer o suicídio.

Comédia leve, delicada e otimista, nos remete aos pensamentos de Viktor Frankl sobre a busca de sentido para a vida.




A Sétima Vítima
 (1943, EUA)
“Sua irmã tinha um sentimento sobre a vida: que ela não valia a pena ser vivida, a não ser que se pudesse terminá-la.”

Excelente filme de terror psicológico, traz as desventuras de Mary, órfã que parte para Manhattan em busca de sua irmã mais velha e acaba descobrindo que a mesma está envolvida num culto satânico e que, agora, querem levá-la ao suicídio.

Quebrando padrões de uma época, o filme realmente traz em sua trama muito mais angústia existencial do que terror pelos elementos de bruxaria. Imperdível! 




Amor Além da Vida
 (1998, EUA)
“Uma família inteira perdida em acidentes de carro. É o suficiente pra fazer alguém comprar uma bicicleta.”

Quando Chris Nelson morre ao sofrer um acidente de carro, acorda num lugar incrível em que suas lembranças e desejos ajudam a construir e reconstruir personagens e paisagens. Ao descobrir que sua esposa cometeu suicídio, Chris decide arriscar sua eternidade atravessando o Paraíso para resgatá-la no Inferno.  

Lindas imagens e um enredo interessante, faz lembrar a história de Orfeu e sua Eurídice, e de Perséfone, esposa de Hades. Um detalhe também merece atenção: a identidade original do guia de Chris em sua jornada pelo Inferno.



O Silêncio do Lago 
(1988, HOL)
“Às vezes eu imagino que ela ainda está viva. Em algum lugar distante. Ela está muito feliz. E então, eu tenho que fazer uma escolha. Ou eu a deixo ir vivendo e fico para sempre sem saber, ou a deixo morrer e descubro o que aconteceu. Então... Eu a deixo morrer.”

Inconformado com o desaparecimento de sua namorada, Saskia, Rex não consegue levar sua vida adiante e se perde na esperança de encontrá-la. Muitos anos depois, o homem possivelmente responsável pelo sumiço de Saskia se apresenta e oferece contar o que aconteceu, mas com uma macabra condição. Rex decide então refazer os passos da amada para descobrir o que houve, mesmo que isso signifique aceitar abrir mão de sua própria vida.

Excelente filme holandês, rendeu uma refilmagem americana que não conseguiu acompanhar a genialidade do original. 




O Pacto 
(2001, JAP)
“Sou o Charles Manson da Era da Informação!”

50 garotinhas de uniforme escolar alinham-se, de mãos dadas, na plataforma do metrô. Elas estão rindo e conversando alegremente. Então contam até 3 e pulam na frente do trem. É assim que começa a história.

Esse filme é forte. Não dá pra dizer que é um filme bom, porque um filme bom precisa mais do que cenas fortes pra se fazer como tal. Mas, sem dúvida, O Pacto é um filme que precisa ser visto... nem que seja pra falar mal depois.

Violento (com referências gritantes ao clássico Laranja Mecânica), o filme mostra a luta de um detetive tentando desvendar as causas de uma série de suicídios em todo país. 




Veronika Decide Morrer 
(2009, EUA)
“Eu prefiro que as pessoas saibam que estou me matando, do que ter que participar dessa loucura coletiva desse mundo em que vivemos. Este não é o mundo real.”

Baseado no livro homônimo de Paulo Coelho. O filme conta de história de Veronika, jovem mulher que, aparentemente, tem tudo que poderia querer, mas vive deprimida. Decide, então, pôr fim a sua vida. Por ironia do destino, Veronika sobrevive a esta tentativa apenas para descobrir que tem apenas uma semana restante de vida. 




Cinco Dias Sem Nora 
(2011, MEX)

Nora morre por overdose de comprimidos e seu ex-marido descobre o corpo. Mas não é só isso que ele descobre. Nora deixou vários rastros de suas intenções e instruções bem detalhadas para a família.
Comédia escrachada e bem divertida. Algo raro sobre um tema normalmente mórbido e negativo. Vale a pena conferir!



Esperamos que tenha gostado das dicas! Lembrou de algum? Compartilha com a gente! 


Um comentário: