domingo, 12 de fevereiro de 2017

Algumas questões sobre o trauma

O que é trauma?

Ele ocorre quando experienciamos acontecimentos que tomamos como muito estressantes, ameaçadores à vida que superam nossa capacidade de lidar de forma eficaz com o acontecimento, fazendo com que fiquemos paralisados no momentosto traumático.

O que pode ser uma situação traumática?

Na maioria das vezes pensamos em situação traumática como grandes tragédias, porém além dessas situações o que pode ser traumático vai depender das condições que a pessoa tem de lidar com a situação. Ameaça à integridade física sua ou de pessoas queridas, assaltos ou tentativas de assaltos, abusos sexuais, acidentes, quedas, doenças, entre outras situações podem ser consideradas situações traumáticas de acordo com cada pessoa que passa por esses eventos.

Por que a psicoterapia é importante nesses casos?

Às vezes, quando passamos por situações traumáticas, não conseguimos lidar sozinhos com toda a informação e carga emocional que recebemos. Com isso, ficamos "congelados" ou tentando resolver "se livrar do trauma" através de formas não saudáveis. O trauma não é uma sentença de vida. Porém, é na psicoterapia onde os sintomas do trauma são reconhecidos e resignificados, sendo um dos meios que pode ajudar a pessoa a criar recursos e estratégias lidar de forma saudável com o que aconteceu e retomar a sua vida.



Luiza Braga (CRP 11/04767)
Psicóloga. Possui especialização em Psicologia da Saúde pela PUC/SP e Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC/SP. É psicóloga clínica há 9 anos com experiência no atendimento de crianças e adultos, na área da psicossomática, trauma e luto. Sócia diretora do Veredas Psicológicas – Caminhos de Crescimento. Coordenadora de grupos de estudos. Atualmente faz formação em Experiência Somática e Traumas na Associação Brasileira de Traumas. Membro da ABT - Associação Brasileira de Traumas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário