segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Nise da Silveira - A Senhora das Imagens

Há 109 anos nascia nossa querida Nise da Silveira, no dia 15 de fevereiro de 1905.
Nise foi diferente desde o início, deixou a casa de seus pais cedo, foi a única mulher a se formar na Escola de Medicina da Bahia, foi para o Rio de Janeiro, seguiu a Psiquiatria e ali, mudaria o rumo desta área no Brasil.


A tão famosa frase de Nise: "não, não aperto esse botão!" até hoje ecoa na cabeça de profissionais que conhecem o trabalho realizado com pacientes ditos "loucos", os que não podem viver em sociedade (?). Com essa frase, Nise decidiu que não iria aplicar o eletrochoque em seus pacientes e sim, trabalhar com a terapia ocupacional, com a arte, conhecer seus pensamentos, dar vez à "voz do coração". Dava papel e tinta para que se expressassem, trabalho que rendeu obras belíssimas e hoje pode ser visto no Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro.


Nise notou uma certa em semelhança nas obras de seus pacientes, alguns desenhavam na forma de círculos, as mandalas, e assim começou seu contato com Carl Gustav Jung e a Psicologia Junguiana.

Faleceu em 2009 deixando um grande legado à Psicquiatria, Psicologia e àreas da Saúde em geral. Seu trabalho até hoje é reconhecido e serve de exemplo para nos lembrar de como realizar um tratamento humanizado, aliás, abriu portas para a Reforma Psiquiátrica no Brasil. Nise era uma mulher simples, humana, amava gatos. Se dizia "cada vez menos doutora e cada vez mais Nise".



Nenhum comentário:

Postar um comentário