quinta-feira, 7 de novembro de 2013

10 Filmes Sobre: Morte e Luto

A finitude é o pré-requisito da existência. Em seu livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Saramago nos diz isso claramente, com a rudeza das palavras naturais: "O barro ao barro, o pó ao pó, a terra à terra, nada começa que não tenha que acabar, tudo o que começa nasce do que acabou."

Os filmes abaixo mostram um pouco da nossa difícil relação com essa constante companheira. 


A Fonte da Vida 
(2006)

Filme interessante, com uma narrativa inusitada, conta a história de um homem e seu confronto com a morte em três épocas distintas - passado, presente e futuro - na busca pela eternidade ao lado da mulher que ama.

A negação da morte, as fases do luto e a transcendência do amor são os aspectos principais deste filme belíssimo. 

"Juntos, nós viveremos para sempre."



Abraços Partidos 
(2009)

Harry Caine é um escritor cego que mora em Madri e é assessorado por Judit e seu filho, Diego. Quando Harry fica sabendo da morte de Ernesto Martel, um rico empresário, o seu passado começa a ecoar. Acompanhamos, então, a história de Mateo Blanco, nome verdadeiro de Harry, e seu trágico envolvimento amoroso com Lena, a amante de Ernesto.

Pedimos que você dê atenção especial pra cena das fotografias picotadas. Depois conte pra gente como foi!

"Você acha que vale a pena seguir adiante? Ou é loucura?"



A Partida
 (2008)

Belíssimo e delicado, A Partida ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2009. Não é pra menos. Conta como um músico, ao ver-se desempregado e obrigado a voltar para sua casa numa pequena cidade, aceita um emprego inusitado como ajudante numa funerária, preparando os corpos para o ritual de despedida e cremação.

Com direção e fotografia primorosas, o filme fala de morte e renascimento, de perdas e reencontros, da vida como passagem. Imperdível!




Anticristo 
(2009)

Escrito e dirigido por Lars Von Trier (Dogville, 2003), o filme conta a história de um casal que, de maneira trágica, perde o único filho. O marido, psicoterapeuta, acredita que dá conta do luto dele mesmo e da mulher, e resolve levá-la para uma cabana no meio da floresta para que possam confrontar seus medos e superar de uma vez o trauma. 

O filme, na verdade, tenta mostrar o lado mais escuro (e, talvez, mais humano) da alma, numa versão de “paraíso” correspondente a essa sombra. Não é exatamente um SUPER filme (na humilde opinião deste blog, claro), mas é curioso e não deixa de ser divertido ficar procurando elementos simbólicos soltos o tempo inteiro por quase todas as cenas. 

"A Natureza é a igreja de Satã."



A Balada de Narayama
 (1983)

Numa pequena vila do Japão, quando o idoso atinge 70 anos, deve ser levado para o topo de uma montanha para aguardar a morte. Orin é uma senhora de 69 anos e sabe que, no inverno, deverá fazer o caminho sagrado para não desgraçar sua família. Seu filho não aceita a tradição, mas Orin está disposta a fazê-lo entender a importância de cumprir o ritual, tomando para si a incubência de organizar a vida dele para poder partir em paz.

Um filme forte, que vai de encontro aos nossos valores ocidentais contemporâneos. No entanto, desperta para o fato de que, no doloroso caminho para a morte, podemos encontrar a nossa humanidade.





Minha Vida Sem Mim
 (2003)

Ann é uma jovem mãe de família que vive uma vida simples e feliz, morando num trailer. Desconfiando estar grávida novamente, Ann procura um médico e acaba descobrindo que está com câncer e tem pouco tempo de vida.

Decidida a manter segredo sobre seu estado de saúde, Ann se empenha em escrever e realizar uma lista de coisas importantes que ela gostaria de fazer antes de ir.

Minha Vida Sem Mim é delicado e comovente (se prepare para cenas fortes, como a das fitas de áudio), mas que, ao quebrar a regra das respostas clichês para a pergunta "o que você faria se soubesse que iria morrer em breve?", desperta para reflexões interessantes sobre o que é realmente importante na vida.

"Agora você sente que gostaria de tomar todas as drogas do mundo, mas todas as drogas do mundo não vão mudar o sentimento de que toda a sua vida foi um sonho e só agora você está acordando."




O Sétimo Selo
 (1957)

Outro filme que mostra a vã tentativa de "driblar" a Morte. Dirigido por Bergman, O Sétimo Selo conta como um valente cavaleiro, ao retornar das Cruzadas, encontra seu país devastado pela peste e pela loucura coletiva, até que a Morte o alcança. Orgulhoso de sua racionalidade, o bravo cavaleiro convence a Morte a disputar o seu tempo de vida em uma partida de xadrez.

"A fé é um tormento. É como amar alguém que está na escuridão e nunca aparece, não importa o quão alto você chame."



Enter The Void - Viagem Alucinante 
(2009)

Oscar é um usuário de drogas que mora em Tóquio com sua irmã caçula, Linda, que trabalha como stripper. Após ser baleado, Oscar morre e passa a observar a realidade num sobrevoo atemporal.

Entre o neón nauseante, numa odisseia pelo submundo de uma das maiores capitais do mundo, Enter The Void é uma experiência interessante e envolvente, com uma trilha sonora que contribui bastante para a sensação de estar, de fato, numa verdadeira viagem.

"Basicamente, quando você morre o seu espírito deixa o seu corpo. Na verdade, a primeira coisa que você vê é toda a sua vida refletida  num espelho mágico."



Gritos e Sussurros
 (1972)

Três irmãs estão reunidas na mesma casa por um fato trágico: uma delas está morrendo. As outras duas, com ajuda de uma empregada, oferecem os cuidados paliativos, mas não conseguem lidar com a presença da morte eminente, ao mesmo tempo que, secretamente, desejam que aconteça rapidamente.

Bergman, mais uma vez, oferece um olhar cruel (e, por isso mesmo, real) da natureza humana a e da alma feminina. Belo!

"Não existe alívio, nem caridade, nem ajuda! Nada!"



Minha Vida 
(1993)

Bob Jones recebe ao mesmo tempo duas notícias transformadoras: que ele será pai pela primeira vez e que ele tem uma doença terminal. Bob quer fazer parte da vida do filho a todo custo, então decide fazer um filme falando de si, da vida que leva e de como vê o mundo. No processo, Bob acaba descobrindo muito mais a seu respeito e compreendendo melhor a sua relação com a própria família.

Doce e engraçado, Minha Vida é um filme muito bonito, que merece ser visto.

"Morrer é uma forma muito dura de aprender sobre a vida."




Esperamos que tenha gostado da seleção. Se quiser contribuir com a sua dica, sinta-se livre para comentar. Lembrando que no mês que vem faremos uma postagem especial com um apanhado de todas as dicas deixadas no blog e na nossa página do facebook.

Dia 20/11 (quarta-feira) teremos nosso último Pimenta Nos Olhos Pra Ver Melhor (em 2013, claro!) e escolhemos um filme muito bacana pra discutir com você. Aguarde!


Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário