quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Veredas Psicológicas - Núcleo transdisciplinar


Como psicólogas que escolheram veredas diferentes, mas com o mesmo objetivo, nos perguntávamos por que há uma separação tão grande entre abordagens e práticas da Psicologia. Esse questionamento se tornou uma grande inquietação. Começamos a nos perguntar o que fazer para ajudar uma aproximação desses saberes.

A palavra “veredas” nos chamou a atenção: indica caminhos. Vários caminhos e opções que temos enquanto profissionais da saúde. “Transdisciplinar” foi outro termo que deu batismo ao nosso anseio pagão, articulando disciplinas, trazendo uma nova compreensão da realidade, proporcionando uma abertura ao outro e seu conhecimento.

Caminhos e caminhantes igualam-se em números, diria um sábio. As veredas são vastas, de subidas e descidas, interseções e afastamentos, mas todas levam ao mesmo ponto: o Ser. Com esse entendimento, o Veredas Psicológicas propõe a revitalização das áreas de atuação da Psicologia e dos encontros das diversas abordagens psicológicas com as incontáveis manifestações do saber humano. Através da transdisciplinaridade, buscamos a unidade do conhecimento numa atitude de abertura e diálogo, possibilitando o intercâmbio necessário para a vivência atualizada das possibilidades humanas. Assim sendo, nossas atividades e serviços são pensados e executados com esse propósito e ansiando aumentar e instigar o diálogo da Psicologia com a própria Psicologia e com outras áreas do conhecimento. 
 
Luiza Braga e Nara Barreto
Psicólogas
Sócias - diretoras do Veredas Psicológicas

6 comentários:

  1. "Caminhos e caminhantes igualam-se em números, diria um sábio. As veredas são vastas, de subidas e descidas, interseções e afastamentos, mas todas levam ao mesmo ponto: o Ser."

    texto muito bem colocado. Que o caminho de vocês seja de um sucesso impar!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de entender melhor a proposta " Transdisciplinar".
    Como se daria essa transdisciplinariedade?
    Com um grupo de psicólogos seguindo abordagens diferentes e interagindo e cooperando entre si para o melhor conhecimento da psicologia como um todo?
    Ou um psicólogo seguindo diversas abordagens na proposta terapêutica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conceito de "transdisciplinaridade" implica um olhar transcendente, uma possibilidade de compreender a realidade através de vários matizes. Nossa proposta é cultivar a ideia de que todo conhecimento está interligado de alguma forma, que a união - e não os muros - constroem um saber mais virtuoso.

      Em miúdos: Psicólogos e demais profissionais podem e devem conversar, trocar, construir juntos! A Psicologia não ganha nada com muros e prisões. Nenhuma ciência ganha. Estamos em busca de uma Ciência Maior!

      "A diferença está em não reconhecer
      Que cada um é uma onda na mesma direção
      Com cada ritmo, no mesmo som
      A gente é o Oceano inteiro."

      Excluir
  3. Então, seria como pensei a princípio:
    Um grupo de psicólogos com abordagens diferentes ( e profissionais de outras áreas), interagindo e cooperando entre si para o melhor conhecimento da psicologia como um todo?
    E não um psicólogo seguindo diversas abordagens na proposta terapêutica.
    Será que entendi? Rsrs.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Simone, pretendemos incentivar o diálogo dessas áreas e das abordagens teóricas, e não falamos apenas da Psicologia, mas de áreas que possam ver o ser humano de forma holística. Quando começarmos a divulgar os cursos e outros projetos você vai poder perceber isso na prática :)

      Excluir